Bom como disse na pagina principal, aqui focarei muito em estilo para o ambiente corporativo. Como devemos nos vestir, como devemos nos apresentar relação, cabelo, maquiagem, roupas, sapatos, unhas. Vamos falar sobre o nosso dia a dia mesmo, somos todas mulheres que percorrem o ambiente corporativo e muitas estamos sempre a frente de varias companhias, estar bem apresentável vai além de roupas, sapatos e bolsas de alto valor.
Então vamos entender como podemos melhorar nossa imagem para estarmos sempre causando boa impressão.
Você já viu uma roupa que achou maravilhosa em uma amiga, prima e até na blogueira que adora seguir, ficou louca de desejo, mas quando experimentou teve a sensação de não ser feita para seu corpo?
Quem nunca né, e acreditem isso é perfeitamente possível. Roupas são pensadas todos os dias por estilistas para trazer uma bem estar e uma sensação de beleza mesmo para as pessoas, porém, quando a modelagem da roupa não foi feita para seu tipo de corpo essas sensações não são atingidas.
Isso acontece por que existem diferentes tipos de corpos, e cada corpo pede um tipo de roupa, algumas peças podem ser usadas por pessoas de tipos de corpos diferentes, sim, mais para você saber bem qual peça usar é ideal conhecer seu corpo.
Vamos descobrir seu tipo de corpo?
Ampulheta
Para este tipo de corpo, os ombros e quadris tem a mesma largura e a cintura é mais estreita. O ideal para quem tem esse tipo de corpo, é achar roupas que não marquem muito a cintura, disfarçando o quadril, assim a simetria do corpo ficara melhor.
Um exemplo de famosas que tem esse tipo de corpo são as irmãs Kardashian.
Triângulo invertido
Quem tem esse tipo de corpo possui ombros largos e maiores que o quadril e coxas. O ideal é chamar a atenção e dar volume ao quadril, deixando proporcional ao tamanho dos ombros. Nada de roupas que realcem os ombros.
Famosas que tem esse tipo de corpo: Angelina Jolie, Kate Middleton e Fernanda Lima.
Pera
Quem tem esse tipo de corpo possui os ombros e a cintura mais estreitos que os quadris. Cintura mais fina o quadril mais largo e o bumbum grande e coxa grossa. Para dar simetria a este tipo de corpo o ideal disfarçar o quadril e as coxas, chamando a atenção para os ombros.
Famosas que tem esse tipo de corpo: Paola Oliveira, Sabrina Sato e Jenifer lopez.
Retângulo
Quem tem esse tipo de corpo possui cintura e os ombros praticamente com as mesmas medidas. Para deixar esse tipo de corpo mais modelados o ideal é usar peças que marquem a cintura.
Famosas que tem esse tipo de corpo: Gisele Bündchen, kendall Jenner e Cláudia Raia.
Oval
A principal caraterística da mulher oval é a largura da cintura, que é maior que os ombros e os quadris. As roupas ideais são deixar o corpo mais proporcional e alongando a silhueta para tirar o foco do abdômen.
Famosas que tem esse tipo de corpo: Fabiana Carla,Preta Gil e Melissa McCarthy
E aí conseguiu descobrir qual seu tipo de corpo?
Agora Vamos descobrir qual seu estilo, que tipo de roupa você mais gosta de usar, qual se identifica mais, qual te deixa mais confortável.
Estilo- modo pelo qual um indivíduo usa os recursos para se expressar.
Em resumo estilo vai além da maneira de vestir. É a maneira de se viver, as escolhas, preferências e desejos que expressam sua personalidade.
Mais como conseguir definir qual estilo da pessoa se temos tantas personalidades diferentes.
Diante de tantas diferenças de personalidade as americanas, Alyce Parsons e Diana Parente, desenvolveram, na década de 80, sete estilos universais através de um estudo de marketing sobre perfis e comportamento dos consumidores.
Cada pessoa retrata sua vida particular, sua identidade, valores e cultura através do seu estilo pessoal. Cada ser tem um estilo que se identifica mais, que é chamado de estilo dominante, mas na verdade, não temos um único estilo e sim uma composição de estilos.
O estilo que chamamos de dominante é aquele que predomina como base, e o estilo secundário que é o complemento que evidencia de acordo com a etapa da sua vida, maturidade. Podemos ter 1 ou 2 estilos secundários. A base do nosso estilo dominante não muda o que muda é a proporcionalidade de estilos secundários que adotamos de acordo com as fases da nossa vida.
Então vamos conhecer um pouco mais sobre cada estilo.
É aquela pessoa que transmite uma imagem formal e confiante, por isso é muito usado no ambiente formal. Seu guarda-roupas tem peças de alfaiataria, cores sóbrias – preto, branco, marinho, cinza, cortes em linhas retas, estruturadas e poucos detalhes.
É aquela pessoa que gosta de experimentar coisas diferentes e arriscar na hora de se vestir, em resumo a pessoa desse estilo sabe misturar muito bem cores, estampas, texturas, comprimentos e sobreposições sem perder a harmonia.
É aquela pessoa que gosta de deixar em evidencia as formas do corpo, porém, isso não significa ser vulgar. Tem pessoas que inclusive tem um jeito naturalmente sexy e isso transmite uma imagem poderosa e sedutora. No guarda-roupas predominam peças que modelam o corpo, decotes, couro, estampas de animal print.
É aquela pessoa tem preferência por peças com detalhes femininos e delicados, como laços e babados – nas cores, opta pelos tons pastéis e nudes. No guarda-roupas predominam peças em renda, estampas florais, vestidos e saias rodadas; cintura marcada, manga bufante.
É aquela pessoa tem preferência por peças elegante e ao mesmo tempo ousada, transmitindo uma imagem forte. No guarda-roupas predominam peças com referência de outros estilos e tendências, cores contrastantes, modelagens assimétricas, sobreposições.
É aquela pessoa que carrega em si, elegância na postura e comportamento. Transmite uma imagem segura não precisando de peças de luxo para ser chique. No guarda-roupas predominam roupas duráveis e de qualidade, em alfaiataria e cortes retos. Uma pessoa contemporânea utiliza muitas peças do estilo tradicional mais com uma pitada de modernidade
É aquela pessoa básica que prioriza conforto, praticidade e simplicidade na hora de se vestir. Transmitindo uma imagem leve e despretensiosa. No guarda-roupas predominam peças jeans, blusas básicas hoje conhecidas como T-shirt, tênis, sapatilhas tudo que remete ao conforto.
E agora que já descobrimos nosso tipo de corpo e nosso estilo, vamos conseguir identificar melhor as peças que ficam boas em nosso corpo, entender porque algumas peças parecem não ser feitas para nós e o melhor de tudo, comprar de maneira correta.
A calça jeans é uma peça clássica e que pode ser usada para várias ocasiões, encontramos hoje vários modelo e padronagens de calças jeans reta, flare, boyfriend, jeans destroyed, skinny, pantalona, cintura alta, com lavagem mais clara, sem lavagem alguma e o modelo muito usado atualmente o jeans mom.
Diante de tantas opções como usá-la no trabalho, como saber qual modelo é apropriado para esse ambiente?
O que se deve analisar primeiramente antes de escolher essa peça é o nível de formalidade do ambiente.
Um trabalho em uma ambiente mais formal exige peças também nesse padrão. Peças sem nenhuma lavagem, em cores mais escuras e modelos como pantalona, reta, flare e cintura alta transitam bem nesse ambiente. Essas peças se bem combinadas com camisas, blazers e até acessórios (também discretos) trazem todo um estilo ao dress code formal.
Já um trabalho em um ambiente mais descontraído permite várias combinações de padrão, além dos modelos pantalona, reta, flare e cintura alta, as calças boyfriend e mom podem ser usadas e com as combinações certas trazer aquela ar de jovialidade e estilo ao look corporativo.
Calças nos modelos destroyed, skinny, lavagens muito claras ou detalhes mais chamativos devem ser usadas em um ambiente de lazer.
A calça skinny no entanto, com a combinação certa pode ser levada ao ambiente de trabalho, aposte em peças sem nenhuma lavagem ou detalhe chamativo e em uma terceira peça no estilo maxi (colete, blazer, kimono, cardigã) para disfarçar o quadril.
Para os pés você deve escolher modelos que mais lhe agradam, porém, nem sempre uma calça fica bem com todos os tipos de calçados. Se você quer manter uma certa formalidade ao seu look, um scarpin de bico fino faz bem esse papel, combina com todo tipo de calça além de alongar a silhueta.
As sapatilhas podem ser usadas para esse ambiente, pois são muito confortáveis, mãos evite calças do modelo flare e pantalona com esse tipo de sapato, pois elas achatam a silhueta.
Então se você é uma pessoa fã dos jeans, pode apostar nessa peça para seu dia a dia que vai arrasar.
Nada substitui a saia lápis e uma camisa social para o dia a dia de trabalho certo?
Errado.
O macacão é tão bacana para o dia-a-dia quanto uma camisa social e uma saia. No ambiente de trabalho essa peça é uma ótima escolha para compor um visual prático e sofisticado.
Caso você ainda não saiba como levar essa peça para o seu dia a dia de trabalho, vai algumas dicas que vão te ajudar a compor o seu office look.
Cores neutras – em qualquer peça cores neutras são uma boa pedida, o seu macacão nude, pode ser uma peça discreta que vai te deixar elegante no trabalho.
Caso o seu macacão seja um modelo de alcinhas finas, faça uma sobreposição, você pode optar por uma camisa por baixo, ou um blazer por cima da peça.
Macacões que a modelagem imita camisa são uma excelente escolha se você vai comprar essa peça pensando no ambiente de trabalho.
Se a peça for estampada, use uma blazer em uma cor lisa (que converse com a cartela de cores) para quebrar um pouco da descontração da estampa.
É importante lembrar que por ser uma peça única o macacão facilita quando vamos pensar em montar um look, o ideal é que ao investir você escolha uma peça com tecido e modelagem ideal para seu tipo de corpo. Macacões no modelo pantalona são a elegância em forma de peça.
Essa peça pode ser usada com sapatos de salto e para um dia de lazer fica super estiloso com tênis. A não ser que seu ambiente de trabalho seja mais descontraído opte sempre por sapatos do estilo mais social tipo um scarpin ou sandália do salto fino.
O macacão é uma peça confortável que deixa o visual elegante, então aposte nessa peça para seu dia a dia e arrase.
A saia midi é uma das minhas peças favoritas, como já falei em vídeo eu comecei a usar sai midi por ver a Kim Kardashian usando e achava lindo.
Essa peça ficou popular entre as fashionistas por serem práticas e confortáveis além de ser sinônimo de elegância e estilo. A saia midi é aquela peça que transita do look de trabalho ao look casual sem dificuldade.
Este modelo surgiu na década de 20 durante a primeira guerra mundial, isso porque como as mulheres usavam roupas longas e pesadas as peças acabavam atrapalhando um pouco o trabalho, com isso as saia e vestidos perderam alguns centímetros em seu comprimento.
Visionária, a estilista Coco Chanel lançou nessa época uma coleção com saias e vestido no comprimento midi. Logo após o lançamento da coleção Chanel, foi a vez de Christian Dior lançar uma coleção onde as peças predominantes eram saias na altura do tornozelo. Daí em diante as saias midi ganharam o coração da mulherada que deixou de lado os looks mais comuns e passaram ousar um pouco mais em peças que marcavam suas curvas.
Depois de um tempo o comprimento midi perdeu espaço para o comprimento mini, mais a partir dos anos 80 as saias midi começaram a ressurgir nos looks femininos e foram ganhando cada vez mais espaço.
Hoje as saias midi tiveram uma repaginação dos estilistas que adotaram tecidos e corte diferenciados, isso faz com que elas possa ser usadas com saltos, tênis, botas, sandálias trazendo toda aquela variação de composição.
Como disse temos algumas variações desse modelo e abaixo vou especificar um pouco sobre cada.
Saia midi reta: Pode ser em modelagem de saia lápis. Essa peça é indicado para o trabalho, pois dá um ar tradicional, refinado e chique ao look do ambiente corporativo.
Saia midi plissada: A modelagem normalmente desse tipo de tecido é rodada, dando um ar delicado e romântico. Essa peça traz leveza e movimento ao look e pode ser levada para passeios, dias de trabalho.
Saia midi com fenda: Essa modelagem veio para dar mais sensualidade a peça. A fenda é um detalhe presente em vestidos, saias. Essa peça pode ser usada também para o trabalho, desde que, a a abertura da fenda seja até a altura de 2 dedos acima do joelho.
Saia midi em corte “A”: Esse tipo de modelagem fica entre o corte reto e as saias rodadas, e são indicadas para quem tem quadris estreitos e quer equilibrar a silhueta. Podem ser levadas para ambientes de trabalho e ambientes de passeio.
Para quem quer referencias de looks midi para trabalho indico ver o filme “A Proposta”. Esse filme é bem antigo mais a personagem da atriz Sandra Bullock representa bem o nossos atual momento no mercado de trabalho. Uma mulher à frente de uma editora batalhando por seu espaço e se vestido de maneira elegante.
Outra referência que temos disponível é a série “Suits”, além de ter atores gatos diga-se de passagem, temos atrizes se vestidinho de forma elegante e com looks que conseguimos compor facilmente.
E aí qual o modelo de saia midi te agrada mais?
É sempre bom ter um blazer pretinho básico mais, os blazers coloridos podem dar um ar moderno e despojado para o look.
O blazer colorido é sempre uma boa pedida, pois pode ser combinado com outras cores e estampas, alegrando o seu look.
As mais básicas podem usar o blazer com t-shirt e calça jeans, peças total black, peças em cores claras e tons pasteis.
O blazer colorido dá um up em qualquer produção mais básica, a dica é prestar atenção nas proporções. Se for usar com mini saia, short mais curtos escolha uma peça mais solta para não cair no vulgar.
Uma dica para deixar o blazer mais estiloso é deixar a manga dobradinha.
Saia do comum, use e abuse dessa peça.
Camisa branca é aquela peça que não pode faltar no guarda-roupas de uma mulher. Essa peça é versátil e consegue transitar desde um ambiente corporativo até um ambiente de lazer.
A camisa branca pode ser usada com calça jeans, calça alfaiataria, saia midi, shorts, mini saia.
Para levar essa peça a um ambiente social basta usar com pelas de alfaiataria, saias midi, complemente com um scarpin ou uma sandália do salto fino.
Está afim de um look de trabalho mais confortável, camisa branca, calça jeans e sapatinha ou sapatenis feminino, dão aquele charme no look. Mais é sempre bom lembrar, opte por calças jeans sem lavagens.
A camisa pode também ser levada ao ambiente de lazer, com uma mini saia, colares mais chamativos e também shorts jeans.
Então se você ainda não tem uma peça dessa no seu guarda- roupas, não perca tempo, coloque na sua listinha de compras.